DJs, troca de mudas de plantas e exibição de documentário são algumas das atrações do festival “Quebrada Potente”

DJs, troca de mudas de plantas e exibição de documentário são algumas das atrações do festival “Quebrada Potente”

Evento acontece neste sábado (27) na praça de Central Carapina, na Serra

Exposições, cabine fotográfica, troca de mudas de plantas, apresentação de DJs, pré-lançamento de livro e transmissão da final da libertadores são algumas das atrações previstas para o festival “Quebrada Potente – 2 anos de Mvúka” que acontece no próximo dia 27 de novembro, a partir das 15 horas, na praça do bairro Central Carapina, na Serra. O evento é uma ação de encerramento do projeto “Quebrada Potente” idealizado pelo Mvúka, coletivo cultural formado por moradoras da região, e conta com recursos oriundos de edital público da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).

Durante dois meses, cerca de cem jovens de Central Carapina participaram de diversas oficinas como fotografia, produção cultural, marketing digital, grafite, culinária, adubo e compostagem, corte de cabelo e tranças afro contempladas pelo projeto. “Foi um momento bem marcante para o bairro e que foi abraçado pela comunidade. Existe aqui dentro muita demanda na área cultural que está reprimida. Esse projeto com certeza é só uma semente e logo vai brotar outras iniciativas pensadas pelos próprios jovens contemplados nesse ciclo”, conta Naira Pinudo, integrante do coletivo Mvúka e uma das organizadoras.

O projeto “Quebrada Potente” foi um dos selecionados no edital 029/2019 – Territórios Criativos da Secult-ES que, por conta da pandemia do novo coronavírus, precisou ser adaptado para realização. “O previsto era a execução do projeto em 2020 e em um período de nove meses de oficinas com um público maior. Porém, por conta das restrições e novas medidas sanitárias, seguramos as atividades até este ano e as ajustamos ao atual cenário”, diz Naira. Dividido em três eixos de atuação – Arte Urbana, Meio Ambiente & Sustentabilidade e Empreendedorismo & Juventude Periférica – o projeto aconteceu entre outubro e novembro de 2021 e contou com a parceria de alguns projetos sociais do bairro que cederam o espaço para realização das atividades.

Quebrada Potente – 2 anos do Mvúka Coletivo

Para celebrar o encerramento do “Quebrada Potente” e o aniversário de dois anos de atuação do coletivo no bairro, no próximo dia 27/11 acontece um festival cultural na praça de Central Carapina. A organização do evento está sendo toda pensada e articulada pela turma de jovens que participou da oficina de Produção Cultural. O evento será realizado na pracinha do bairro Central Carapina no período das 15h às 20h.

Toda a programação, logística e trâmites estão sendo pensados pelos jovens. É uma ótima oportunidade para eles colocarem em prática o que aprenderam na formação de produção cultural. Nosso coletivo está dando apenas um suporte e auxílio”, relata Samara Paixão, integrante do Mvúka.

Confira abaixo a programação completa:

15h às 20h: Espaço de Cabine de fotos;

15h às 20h: Espaço de troca de mudas de plantas

15h às 20h: Projeção de exposição de fotos

15h às 16h: Música Mecânica/MIC Aberto

15h às 15h30: pré-lançamento do livro “Desassossego: histórias e memórias do bairro Central Carapina”

15h às 17h: tranças afro sob demanda

16h às 16h15: Exibição do documentário “(Sobre)viver no Sossego”

16h15 às 16h30: Apresentação MVÚKA

16h30: DJ RD da Serra

17h – 19h: Transmissão da Final da Libertadores

19h às 19h30 – MIC aberto

19h30 às 20h – Show Diamante da Favela

20h às 20h30: DJ Chefinho da Serra