Quarto período de andada do caranguejo começa no domingo (28)
No próximo domingo (28), terá início a quarta e última andada do caranguejo-uçá, que se estenderá até o dia três de abril. O período é de reprodução dos crustáceos, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Isso ocorre de janeiro a abril, durante as semanas de lua cheia ou nova.
Nesse período, estão proibidos captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização do caranguejo-uçá em todo o Espírito Santo. Durante os períodos de andada, a Semmam reforça a fiscalização. As equipes atuam em terra e no mar, além de pontos de vendas e restaurantes. A multa para quem for flagrado cometendo crime ambiental pode variar de R$ 700 a R$ 100 mil.
A proibição vale também para partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado) provenientes de qualquer local. Denúncias podem ser registradas por meio do Fala Vitória (156), do site da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online.
Campanha de Sensibilização
Diante da situação de pandemia e quarentena, a Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) elaborou e planejou atividades educativas referentes à 4ª andada que pudessem ser trabalhadas de forma virtual.
Na sexta-feira (26), além da veiculação de matéria no site da PMV, também será disponibilizado nas mídias da PMV o Desafio do Conhecimento – “Ecossistema Manguezal”, onde todos terão a oportunidade de conhecer e testar seus conhecimentos sobre esse tão importante ecossistema.
Já no dia 27, uma Campanha Educativa Virtual sobre a Andada será veiculada nas mídias sociais da PMV com o objetivo de sensibilizar a população da importância da preservação e conservação do crustáceo.
No domingo, dia que se inicia o período da 4ª Andada, um vídeo educativo levará por meio de imagens e narração esclarecimentos sobre o que é a Andada do Caranguejo e a sua relevância ambiental.
Na segunda-feira (29), será promovido uma Roda de Conversa Virtual sobre o Projeto Mangueando na Educação que abordará o Ecossistema Manguezal e suas características em parceria com o Projeto Ame Mais, com a participação da comunidade atendida pelo projeto. Nesse dia também será lançado nas mídias sociais da PMV a Exposição Virtual “Manguezal: Múltiplos Olhares”, onde todos terão a oportunidade de serem transportado para um passeio pela Ilha das Caieiras, uma das regiões mais tradicionais de Vitória.
Já com os professores da rede pública municipal, está prevista um Bate Papo Virtual, onde será abordado o ecossistema manguezal como um todo, possibilitando informação e conhecimento.
O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, destaca que as ações são fundamentais para a preservação da espécie. “Temos que pensar que, se não preservarmos, o caminho é a extinção. A Educação Ambiental faz o trabalho de excelência”, destaca.
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.